Código: | EDB10044 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | NO | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Joana Maria Leitão Brocardo |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Joana Maria Leitão Brocardo |
Português
– Compreender, mobilizar e fundamentar conceitos e procedimentos associados ao tema Número e Operações.
– Resolver problemas mobilizando conhecimentos sobre número, sistemas numéricos, diferentes maneiras de representar números e relações entre números.
– Compreender o significado das operações entre números e de como se relacionam entre si mobilizando este conhecimento em diferentes situações.
– Evidenciar a capacidade de conetar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos.
– Comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimento relativo ao tema Número e Operações.
– Demonstrar capacidade de questionamento de realidades e saberes.
– Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema usando diversos tipos de raciocínio e métodos de prova.
– Números e conjuntos numéricos
• Diferentes conjuntos numéricos e suas características, diversas maneiras de representar números e relações entre números
– Número e sistemas de numeração
– Operações com números inteiros
• Adição e subtração
• Multiplicação e divisão
• Exponenciação
• Propriedades das operações
– Tipos de cálculo
• Mental, algorítmico, por estimação e com recurso à calculadora
• Diferentes tipos de algoritmos
– Teoria dos números
• Propriedades dos números, números primos e compostos, critérios de divisibilidade
• Múltiplos, divisores, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum.
• Aritmética modular
– Números racionais
• Propriedades dos números racionais
• Fracções e operações com números representados por frações
• Números decimais, razões e proporções
• Operações com números decimais
– Números reais
• Propriedades dos números e das operações
– Introdução às estruturas algébricas
Dada a centralidade do tema Números e Operações no currículo de Matemática é essencial que os estudantes sejam capazes de, em contexto de resolução de problemas, mobilizar conceitos e procedimentos associados a este tema que serão um alicerce do seu conhecimento matemático, necessário para ensinar no Ensino Básico.
Tendo em conta o contexto criado pela pandemia causada pelo Cov 19 o trabalho a desenvolver no âmbito desta Unidade Curricular vai decorrer a distância usando:
1) o Zoom para explicitar os conteúdos da UC e para tirar dúvidas 'diretamente' aos alunos, durante as horas semanais previstas no horário da UC (às 3ªs e 5ªs feiras)
2) a plataforma Moodle onde estão todos os conteúdos da UC, todas as fichas de trabalho e resperivas resoluções, links de acesso a materiais disponíveis na net, ...
3) forum do Moodle para lançar temas/tópicos e interagir com os estudantes
4) mail para outro tipo de contactos necessários (avisos individuais, dúvidas ainda não esclarecidas, ...
De modo a que os estudantes possam construir um conhecimento sólido sobre o tema Números e Operações é importante que as metodologias a usar os impliquem ativamente no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, esta UC organiza-se em torno da resolução de problemas que incidem sobre os seus conteúdos programáticos e em torno da discussão de textos dinamizada pelo professor e pelos estudantes.
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e incluirá a realização de dum teste individual escrito e de um trabalho de grupo.
Serão considerados dois testes individuais (30%+30%) e um trabalho de grupo (40%).
Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua é necessário ter um mínimo de 70 pontos (num total de 200) no teste.
Não aplicável tendo em conta o regime de exceção que se vive desde março de 2020.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
On line:
https://pt.khanacademy.org/
Enzensberger, H. (1998). O diabo dos números. Lisboa: Asa
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Palhares, P.; Gomes, A., & Amaral, E. (coord.) (2011). Complementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Sebastião e Silva, J. (1975). Compêndio de Matemática, volumes 1 e 2. Lisboa: GEP - Ministério da Educação.
Outros materiais irão sendo disponibilizados no Moodle da disciplina, à medida que tal se torne necessários
|